Transporte de drogas e aparelhos celulares para o interior de Presídios mediante utilização de drone

a implementação de no FLY Zones em áreas de proteção prisional

Autores

  • Suhame Henrique de Sousa e Sousa
  • Leiliane Rodrigues Corrêa Silva
  • Fabrício Jonathas Alves da Silva

Palavras-chave:

Política, Prevenção, Crime, Presídios, Drones, Segregação, Tecnologia

Resumo

Este estudo pretende apresentar a implementação de No Fly Zones enquanto política pública de prevenção ao crime de transporte de entorpecentes e aparelhos eletrônicos para o interior de presídios com intermédio de drones. A ascensão tecnológica promovida pelo mundo globalizado desafia as barreiras tradicionalmente impostas pelos Estados e indivíduos. Muros altos e limites geográficos já não são mais problemas quando se acessa o espaço aéreo. A comercialização de drones é crescente e promove uma série de modificações nas rotinas humanas. Projetos de entregas de mercadorias e alimentos transportados por aeronaves remotamente pilotadas já estão sendo colocados em prática por diversos setores comerciais. A reinvenção de atividades não deixa de alcançar a prática criminosa, que também encontra nos drones modos diferentes de praticar condutas ilícitas que burlem as limitações impostas pelos indivíduos e Estado. Pretende- se demonstrar os tipos de aeronaves acessíveis aos civis e o que a legislação brasileira estabelece a respeito delas. Será abordada a divisão do sistema penitenciário brasileiro e como os tribunais avaliam a conduta em questão. O recurso de No Fly Zone, enquanto definido por critérios de geopolítica, será proposto como um dos mecanismos de prevenção de drones em presídios, uma vez que é apto a promover barreiras tecnológicas de limitação de acesso de aeronaves nas regiões em que estabelecido. Serão apresentados os requisitos e agentes competentes para promoção de segregações do espaço em áreas de prisões.

Biografia do Autor

Suhame Henrique de Sousa e Sousa

Graduando do Curso de Direito da Faculdade Brasília – FBr. Pesquisador com proposta de pesquisa aprovada na seleção de estudantes do Projeto de Iniciação Científica.

Leiliane Rodrigues Corrêa Silva

Advogada e consultora em Direito Internacional e consultora em Mediação e Arbitragem Internacional. Mestra em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Docente em cursos de Pós-Graduação e Graduação na área do Direito e da Educação à Distância (EAD) em diversas Instituições de Ensino Superior.

Fabrício Jonathas Alves da Silva

Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Atuação na área de Educação, Coordenação e assessoriaacadêmicacom ênfaseem Educação Universitária e Tutoria EAD em nível de graduação e Pós Graduação Lato Sensu. Professor de Cursos Preparatórios para concursos públicos. Atuação em pesquisa acadêmica.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-07

Como Citar

Sousa, S. H. de S. e, Silva, L. R. C., & Silva, F. J. A. da. (2024). Transporte de drogas e aparelhos celulares para o interior de Presídios mediante utilização de drone: a implementação de no FLY Zones em áreas de proteção prisional. FBr científica : Revista Acadêmica Multidisciplinar, 1(1). Recuperado de https://revista.fbr.edu.br/index.php/fbracad/article/view/36