Análise jurisprudencial de casos de estupro de vulnerável por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência

Autores

  • Isabela Silva Rocha
  • Bruno Pires Oliveira
  • Henrique Porto de Arruda

Palavras-chave:

Estupro de vulnerável, Vulnerabilidade, Palavra da vítima, Conjunto provatório, Conjunto harmônico de provas

Resumo

Esse trabalho busca fazer uma análise ao crime de vulnerável especificamente o final do §1º, onde a vítima não poderia oferecer resistência, e utilizar de doutrina e casos concretos para demonstrar como os tribunais brasileiros se utilizam das ferramentas e provas no processo e na fundamentação de suas condenações. Além da análise de provas produzidas e como a valorização delas dentro do processo, já que o título em análise tem uma abertura grande a sua aplicação e peculiaridades que levam a dificultam a classificação e condenação do crime. A natureza sexual e íntima do crime é de difícil análise e de grandes cifras negras, e além de evolução probatória ao passar dos anos há uma existente problemática em sua análise e comprovação fática dos requisitos do tipo penal para a sua plena classificação. A análise procura demonstrar as diferenças entre crimes, as modificações mais atuais de tal tipo penal, além de provas mais comuns e de maior valorização, e como a influência da harmonia das provas causa o convencimento do juiz.

Biografia do Autor

Isabela Silva Rocha

Advogada. Especialista em Direito Penal e Processo Penal

Bruno Pires Oliveira

Pós Graduado em Direito Público. Pós graduando em Formação em EAD (UNIP). Professor de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN. , Faculdade Brasília - FBr, Grupo UNYLEYA. Advogado Sócio do escritório BPO - Bruno Pires de Oliveira Advocacia Penal e Empresarial. Membro da Comissão de Honorários da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Distrito Federal.

Henrique Porto de Arruda

Mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente atua como Professor na Faculdade de Brasília, professor e Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN). é membro da Associação Nacional de Escritores (ANE).

Publicado

2024-05-07

Como Citar

Rocha, I. S., Oliveira, B. P., & Arruda, H. P. de. (2024). Análise jurisprudencial de casos de estupro de vulnerável por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência. FBr científica : Revista Acadêmica Multidisciplinar, 1(1). Recuperado de https://revista.fbr.edu.br/index.php/fbracad/article/view/30