Assédio moral no ambiente de trabalho:
aspectos legais e éticos do uso da imagem dos colaboradores em campanhas de marketing digital nas redes sociais: uma análise jurídica
Palavras-chave:
Direito de Imagem, Exposição, Redes Sociais, Trabalhador, Promoção EmpresarialResumo
Este trabalho tem como objetivo a pesquisa sobre o direito à imagem dos trabalhadores em um ambiente digital, analisando os impactos da exposição nas redes sociais para a promoção das empresas. A pesquisa aplica-se nos direitos dos trabalhadores em relação à sua imagem e à proteção de seus direitos fundamentais no ambiente de trabalho. A metodologia utilizada é qualitativa e embasada em pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados mostram que o consentimento explícito do trabalhador é fundamental para uso comercial, protegendo assim os direitos à imagem. A falta de normas na CLT pode permitir práticas abusivas, mas a jurisprudência dos nossos tribunais reforça que a imagem do trabalhador deve ser preservada. O presente estudo destaca a relevância da sensibilização e equidade em casos de abuso, promovendo um ambiente de trabalho respeitoso e produtivo.