A efetividade da ressocialização no sistema prisional feminino do DF:

uma análise da lei de execução penal

Autores

  • Dori Ana Coelho Da Silva
  • Bruno Pires e Oliveira

Palavras-chave:

Ressocialização, LEP, Reintegração, Distrito Federal

Resumo

Este artigo examina a efetividade da ressocialização no sistema prisional feminino do Distrito Federal, à luz da Lei de Execução Penal (LEP). Foram analisados os desafios enfrentados pelas detentas, como a superlotação, a falta de infraestrutura e a ausência de programas educacionais e de trabalho que favoreçam sua reintegração social. Ao longo do artigo, foi discutido as particularidades do encarceramento feminino, como a separação das mães de seus filhos e o estigma social pós-prisão, que dificultam a ressocialização e aumentam a reincidência criminal. O estudo propõe a necessidade de políticas públicas mais inclusivas e adequadas às especificidades de gênero para que a ressocialização seja efetiva e contribua para a redução da reincidência.

Biografia do Autor

Dori Ana Coelho Da Silva

 Bacharel em Pedagogia, Licenciada em Pedagogia, Pós-graduada em Psicopedagogia, Pós- graduada em Orientação Educacional, Pós-graduada em Direito Penal e Bacharelando em Direito; profissional da área da educação, sendo servidora pública da SEDF (Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal).

Bruno Pires e Oliveira

Bacharel em Direito pela Fundação Universidade de Itaúna/MG. Pós-graduado em Direito Público. Pós-graduado em Formação em EAD - UNIP.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-12

Edição

Seção

Artigos

Categorias