Mobilização Subjetiva de professores que trabalham na Socioeducação

Autores

  • Christina Pereira da Silva
  • Kleucielen Frota Ponte de Oliveira

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a mobilização subjetiva de professores que trabalham na socioeducação quanto às dimensões cooperação, reconhecimento e inteligência prática. Para tanto, é necessário trazer à tona a organização do trabalho de professores no contexto da socioeducação; o sofrimento e o enfrentamento do sofrimento, ou seja, as estratégias defensivas e a mobilização do sofrimento que estão na dinâmica do prazer.  A Psicodinâmica do Trabalho foi a abordagem teórica utilizada para fundamentar o estudo. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como procedimento a Clínica do trabalho. À luz da abordagem dejouriana, foram organizados espaços de troca entre participantes e pesquisadora e escuta coletiva do sofrimento, possibilitando entender processos subjetivos individuais e estratégias coletivas mobilizadoras no tocante ao trabalho. Os resultados de seis sessões, realizadas em uma escola inserida dentro de uma unidade de internação para adolescentes em conflito com a lei, indicaram que o espaço de discussão, promovido pela clínica do trabalho, favoreceu a quebra do silêncio e a redução do individualismo. No entanto, concluiu-se que tais processos não foram suficientes para mobilizar o coletivo e implementar mudanças significativas no trabalhar.  

Publicado

2024-05-15

Como Citar

Silva, C. P. da S., & Oliveira, K. F. P. de. (2024). Mobilização Subjetiva de professores que trabalham na Socioeducação. FBr científica : Revista Acadêmica Multidisciplinar, 2(2). Recuperado de https://revista.fbr.edu.br/index.php/fbracad/article/view/49